String Box
Equipamento de proteção usado na geração de energia solar, o String Box é item indispensável se o seu sistema for conectado à rede.
O funcionamento é bem simples. A String Box é conectada ao inversor de frequência da placa de energia solar e também ao quadro de proteção da rede elétrica.
Assim, quando conectada ao lado das correntes contínuas, ela protege tanto a instalação quanto as placas solares das descargas elétricas recebidas ou geradas pelo campo magnético dos fios. Se estiverem ao lado da corrente alternada, protege a instalação contra as eventuais descargas atmosféricas.
Ela é instalada próxima ao inversor. Porém, há uma exceção: se a distância entre as placas de energia fotovoltaica e o inversor for superior a 10 metros, é necessário instalar uma String Box extra.
Dúvidas sobre a String Box
Não. O sistema inteligente utilizado pela String Box é baseado nas leis físicas e nas propriedades químicas dos materiais, que são aproveitadas para abrir o circuito em caso de alguma falha.
A String Box é essencial para a proteção do sistema de geração de energia fotovoltaica, pois realiza um seccionamento sob a carga elétrica, gerando isolamento elétrico entre as placas de geração e o restante da instalação elétrica de seu imóvel.
Não! Esse equipamento é essencial para garantir a segurança dos usuários, afinal, você tem uma geradora de energia dentro de sua residência. Ou seja: não é mais a típica distribuição da energia de uma fonte distante.
A distância entre o gerador e a distribuição é bem menor, portanto, é necessário tomar medidas extras de segurança. Por causa de todas essas precauções, você pode usar sem medo a energia solar em sua casa. Basta se certificar se o fabricante e o instalador estejam utilizando as medidas de segurança ideais.
Dúvidas sobre o Inversor Solar
Em residências, o inversor solar é tipicamente instalado perto do quadro de luz, em um local abrigado do sol, do calor e da água. Em mini-usinas (mini-geração distribuída) Comerciais e Industriais pode-se construir uma sala somente para eles, pois estes inversores são maiores e ocupam mais espaço físico.
O tipo de inversor solar mais utilizado é conhecido como “inversor grid tie”, esses são os inversores utilizados para conectar o seu sistema fotovoltaico de energia solar na rede elétrica.
O papel principal do inversor solar (inversor grid tie) no sistema é inverter a energia elétrica gerada pelo painel solar, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). O Seu papel secundário e garantir a segurança do sistema fotovoltaico e gerar dados da geração de energia para o monitoramento do desempenho do seu sistema.
Depende da potencia (Watts) (tamanho) do sistema que você deseja instalar. Por exemplo, se você está instalando um sistema de 4.0kw em seu telhado e você não tem intenção de aumentar o número de painéis (aumentar a capacidade de geração do sistema), então você precisaria de um Inversor solar de 4.0kw.
Se você vai instalar um sistema solar de 4.0kw e pretende instalar mais painéis no futuro, então você pode instalar um inversor solar maior, como um de 5.0kW ou mesmo um 6.0kW. Apenas certifique-se que você tem o espaço em seu telhado para os painéis extras antes de optar por um inversor maior.
Paineis fotovoltaicos
São dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares geram energia elétrica grátis a partir do sol e de forma muito simples, sem mecanismos móveis, sem gerar resíduos e sem necessidade de manutenção.
O painel solar é o principal componente de um sistema de energia solar e é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol.
Três tipos básicos de painel solar fotovoltaico
São mais eficientes e feitos de células monocristalinas de silício. O silício utilizado deve ter elevada pureza, o que envolve um processo complexo para fabricar os cristais únicos de cada célula.
São um pouco menos eficientes que os monocristalinos. Nestes painéis as células são formadas por diversos e não somente um cristal, dando uma aparência de vidro quebrado à célula.
O material fotovoltaico é depositado diretamente sobre uma superfície, como metal ou vidro para formar o painel. São muito mais baratos e também muito menos eficientes. A área disponível pode ser uma restrição, pois a baixa eficiência deve ser compensada por uma área maior.
Estruturas de Fixação
O suporte para fixação do painel solar que é de qualidade e instalado corretamente, irá prover segurança no processo de instalação e contra ações de ventos ou tempestades, garantindo assim que o seu painel não sairá voando.
Sistemas de suporte para fixação de placas solares podem ser desenhados para serem fixados com ganchos em telhados de barro ou até mesmo inclinados sobre uma laje para garantir uma inclinação ideal para os painéis.
Geralmente feitos de alumínio ou aço inoxidável, a maioria das estruturas de fixação para painéis fotovoltaicos são concebidas para aplicações universais, como: coberturas de telha de barro, telha de concreto, telhado metálico, telha de fibrocimento, seguidores solares e fixação direta sobre o solo.
Dicas para Estruturas de Fixação
A estrutura de fixação é a base do seu sistema de energia solar – uma boa base assegura a eficiência do seu sistema, a segurança e o retorno de seu investimento.
Pergunte ao seu fornecedor de estruturas se o produto foi fabricado para atender ao mercado brasileiro? E se a estrutura esta apta para suportar ventos de até 120km/h?
É claro que é possível fabricar uma estrutura caseira, mas como saber se os cálculos corretos foram feitos para garantir que o seu sistema fotovoltaico estará realmente seguro? Você gostaria que R$ 15.000,00 em painéis solares corram o risco de sair voando do seu telhado? Compre sempre estruturas de fixação de Painel Solar pré-fabricadas de empresas especializadas.